6 dicas de sobrevivência na quarentena com conteúdo de áudio

A pandemia do Covid-19 nos garantiu meses de distanciamento social, causando um aumento nos problemas de saúde mental. Como psicóloga que trabalha com sobrevivência, estudei populações especiais, como bombeiros e vítimas de incidentes traumáticos, para identificar como podemos permanecer resilientes quando enfrentamos situações difíceis. Portanto, achei a recente pesquisa de comportamento na quarentena da Deezer muito interessante e estava ansiosa para dar minha opinião.

A Deezer perguntou a 11.000 entrevistados nos Estados Unidos, Brasil, França, Alemanha, Reino Unido e no Oriente Médio e Norte da África, como eles cuidavam de sua saúde mental durante o isolamento. A resposta foi que 30% dos entrevistados em todo o mundo ouvem música para combater a solidão.

Confira abaixo alguns exemplos de como as pessoas estão lidando com o áudio neste momento delicado, e, algumas dicas para utilizar esse serviço e se sentir melhor:

1. Amor de quarentena

Os entrevistados de todo o mundo utilizam conteúdo de áudio – músicas ou até mesmo podcasts – para criar um clima romântico. As pessoas podem achar surpreendente que, durante uma crise, os indivíduos estejam pensando em romance. No entanto, pesquisas mostraram que, durante períodos de estresse, quando é mais provável que precisemos de ajuda e suporte, produzimos mais do hormônio do amor (ocitocina). Esse hormônio ajuda a facilitar o vínculo social, aumentando os níveis de empatia e confiança, bem como o desejo sexual.

2. Permaneça conectado

A solidão é um dos maiores desafios que as pessoas enfrentam durante a pandemia. De acordo com os resultados da pesquisa, os americanos são os que mais se conectam com amigos e familiares, compartilhando músicas em plataformas sociais como Zoom, Skype e Houseparty. Conectar-se emocionalmente a outras pessoas nos permite compartilhar como estamos nos sentindo e obter conforto dos outros, mesmo quando eles não estão fisicamente presentes.

3. Vibrações positivas

Os resultados também mostraram que as pessoas estavam ouvindo músicas otimistas para permanecerem positivas. Ouvir esse tipo de música é recomendado em tempos difíceis, pois ajuda a nos sentirmos mais felizes – automaticamente, liberamos endorfinas e ativamos os centros de prazeres no cérebro. Então, seja no Deutschrap na Alemanha ou no Sertanejo no Brasil, a música animada que nos deixa felizes é um verdadeiro impulso ao nosso bem-estar mental.

4. Conforto do passado

Surpreendentemente, a nostalgia pode ajudar a reduzir a ansiedade, lembrando-nos de memórias pessoais de nosso passado. Portanto, não é surpresa que as pessoas estejam voltando para a música da época da adolescência durante a pandemia. Por exemplo, os alemães ouvem música dos anos 90, enquanto os franceses preferem os dos anos 80. A música de nosso passado faz com que o cérebro libere hormônios benéficos, como dopamina e serotonina, e, por sua vez, ajuda a melhorar a saúde mental.

5. Distração

Durante a crise do Covid-19, as pessoas também estão recorrendo ao conteúdo de áudio para melhorar seu bem-estar. A pesquisa da Deezer descobriu que muitos ouviram mais podcasts e audiolivros. Eu recomendo limitar a entrada de notícias e ouvir conteúdo mais alegres, pois as notícias contundentes podem fazer você se sentir sobrecarregado.

Na França, os entrevistados recorrem a audiolivros e podcasts de comédia. Esta é uma boa notícia para a nossa saúde mental, pois o riso libera endorfinas (os hormônios do bem-estar) e melhora o humor.

6. Crescimento pessoal

Tempos estressantes proporcionam uma oportunidade para as pessoas fazerem mudanças positivas em suas vidas. A geração Y e os entrevistados da Geração usam podcasts e audiolivros para inspirar essas mudanças positivas. Essa prática de auto-aperfeiçoamento nos dá forças para lidar com situações difíceis e ajuda a nos sentirmos otimistas em relação ao futuro.

Pensamentos finais

Para resumir, o Covid-19 criou desafios mentais e emocionais, deixando com que muitos se sintam mais sozinhos do que nunca. Felizmente, temos conteúdo de áudio para nos ajudar a equilibrar nossas emoções durante momentos estressantes. Aqui estão quatro dicas rápidas sobre como usar o áudio para superar esse bloqueio:

• Desativar notícias – a exposição repetida a notícias negativas pode afetar nosso humor. Se você começar a se sentir sobrecarregado com a situação atual, é hora de distrair seu cérebro para não refletir sobre coisas que não pode consertar. Ligue um podcast de comédia e ouça algo animador e alegre.

• Mantenha-se socialmente conectado – Só porque precisamos nos separar fisicamente não significa que não possamos nos conectar com nossos entes queridos. Coloque algumas músicas e, em seguida, ligue um bate-papo por vídeo e aprenda uma rotina de dança com seu amigo ou organize um teste de música.

• Deixe para lá – libere qualquer estresse, ouvindo músicas animadas ou seguindo a batida. A música pode liberar a tensão e melhorar o seu humor.

• Auto-crescimento – A crise pode ser um catalisador para a mudança. Se você estiver passando por um período de auto-reflexão, aceite-o e baixe audiolivros e podcasts inspiradores para apoiar o capítulo do novo você.

Se você está procurando inspiração, a Deezer criou o canal “Vida em Casa” para ajudar as pessoas a melhorarem o humor e permanecerem inspiradas durante a quarentena.

Mais do É Pop

Nenhum resultado encontrado.

Menu